PREVENÇÃO CONTRA O BULLYING

segunda-feira, 4 de julho de 2011

FAZENDA SANTA INÊS ESTÁ SENDO REFORMADA.








MANTENDO SUAS CARACTERISTICAS , A FAZENDA SANTA INÊS VEM SENTO REFORMADA COM CRITÉRIOS QUE PERMITAM MANTER SUA ORIGINALIDADE.


O PEDREIRO ZEZINHO DO ANTERO, QUE É ESPECIALISTA NESTAS REFORMAS, ESTÁ COM MAIS DE TRÊS MESES DE TRABALHO, E CUIDADOSAMENTE SE DEDICA PARA MANTER VIVA A NOSSA HISTÓRIA.


PARABÉNS AO PROPRIETÁRIO Sr REGINALDO COIMBRA E AO PEDREIRO ZEZINHO DO ANTERO(COBRA D`AGUA).




VISITE O SITE DA FAZENDAhttp://engenhobrasil.webnode.com.br/


PARAISO CONTINUA LINDO.


5 comentários:

Reginaldo Coimbra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reginaldo Coimbra disse...

Caro Nailton,
A reforma está sendo efetuada no majestoso e histórico prédio do antigo "Engenho" da Fazenda Santa Inês, cuja construção foi realizada nos idos da primeira metade da década de 1870.
Essa imponente construção vinha apresentando diversos problemas estruturais ocultos que comprometiam a sua integridade física. Todos esses sérios problemas estruturais já foram corrigidos, com recursos financeiros próprios, sob a supervisão do competente mestre de obras "Zezinho do Antero", profundo conhecedor das construções rurais históricas de Paraíso do Tobias. A reforma continua com obras de proteção e restauração.

- Os trabalhos de reforma e restauração seguem as recomendações do "Caderno de Conservação Preventiva e Preservação Arquitetônica" do Instituto Cultural Cidade Viva.
- Quem quiser saber mais sobre a Fazenda Santa Inês, com toda a sua história, inclusive do prédio do "Engenho", acesse o belo trabalho cultural e histórico do INEPAC-RJ, clicando na Ficha de Inventário Completa.
- Nosso site está ainda "em construção": Instituto Engenho Brasil

Assumi essa responsabilidade em deferência especial ao meu saudoso avô Antonio Ventura Coimbra Lopes [in memoriam] e ao meu filho Vinicius Rocha Leite, conhecido recentemente na região como o "Venturinha", Biólogo Mestre S.c. em Ciências Florestais com ênfase em Ecologia e Ecossistemas Florestais, e Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais na UENF-RJ, a quem caberá a preservação desse patrimônio histórico de Paraíso do Tobias e dar continuidade ao espírito empreendedor, político e filantrópico do seu bisavô Ventura Lopes.
No momento ele desenvolve um importante projeto para futura utilização do prédio do "Engenho" e do seu entorno, em ações educativas, culturais e produtivas, dentre outras.

Um grande abraço.
Reginaldo Coimbra Leite

Rachel Bruno Siqueira disse...

Sr. Reginaldo, eu passo ali sempre e pensava que havia ficado para o Dr. Roberto Ventura e a D.Vanda, nossos Amigos e conhecidos, ja que não sabia da sua existencia. Faço divisa com a mata do Dr. Roberto e, na ida para la, paro na estrada para rezar agradecendo e renovando os pedidos a N. Sra. do Imediato Consolo desde que mandou uma chuva com ceu estrelado e fogo " comendo a mata do Dr. Roberto, Bombeiros de Itaocara dizendo que não podiam fazer nada e que nossa mata ( minha e de 2 irmãos ) seria queimada, mesmo com o que nossos empregados e filhos puderam fazer... e continuamos a rezar com nossa Dindinha Áurea Moreira Bruno, pedimos Sr. Luiz para rezar para a Santa e, tarde da noite, ao deitarmos, arrasados, pelos animais e a natureza... começou a chover...
Então olho para o casarão e me lembro bem pequenina do Sr. Ventura no caixão ( 1ª pessoa morta que vi )e o quanto tempo fiquei impressionada com aquela imagem. Então ha muitos anos pedi D. Vanda e ao Dr. Roberto se poderia entrar la, pois ou apaixonada por aquela construção, mas nunca fui. Achava aquele corrego um imenso Rio, onde pescavamos com D, Vanda quando pequenina. Hoje e tão pequeno!
Hoje passo la e fico triste de ve-lo abandonado e preocupada em se acabar... Mas agora vejo esta noticia EXCELENTE. Que bom! Parabens!
Ha muito tempo mandei foto dela para o BLOG O VAGALUME, da Angeline Tostes, das Fazendas antigas.
Prazer em conhece-lo e adorei a noticia,
Rachel Bruno

Reginaldo Coimbra disse...

Pois é Rachel, sobre o prédio do "Engenho" conhecido aí como "Casarão", são 140 anos de existência que não poderia se perder no meu tempo. Agradeço a Deus que tem me dado disposição, entusiasmo e condições para fazer a minha parte na preservação desse patrimônio histórico.
Quanto ao terreno ao lado na entrada, que parece abandonado, é de responsabilidade de um dos herdeiros da minha saudosa tia Vanda.
Na próxima vez em que você passar por aqui, já está convidada para conhecer o "Casarão" por dentro.
Para adiantar, você pode ir relembrando aqui a história da Fazenda Santa Inês, inclusive do "Casarão", com fotos internas e externas: Passeio Virtual Histórico Fazenda Santa Inês

Karla Antônia Caldeira Lopes disse...

Reginaldo, quanto tempo!! Muito bacana saber que a Santa Inês continua linda. Tem fotos depois da reforma? Abraço da prima Karla Antônia (lopes.kantonia@gmail.com)